Image and video hosting by TinyPic

martes, 26 de junio de 2012

O castelo de ouro


    -     Quem já ouviu falar do castelo de ouro???
Perguntou a vovo Lila aos meninos e meninas que estavam assistindo aula e aprendendo como fazer e contar uma história.
-         Eu ainda não ouvi…! Disse Sabrina aos ouvidos de Mayra, pensando que a vovo Lila não tinha percebido.
-         … então meninas , meninos, Sabrina, Mayra e todos os demais, ouçam com atenção!Depois vocês mesmos contarão! Foi assim… um rei chamado Davi, generoso com muito dinheiro e de bom coração, achava que podia comprar o mundo! Decidido resolveu construir um castelo cor de ouro, amarelo,  o rei possuía minas de ouros e isso não o preocupava, chamou seus convidados, seus trabalhadores e moradores da região para avisar da sua decisão e fazer um convite.
-         Vamos construir um castelo de ouro,  cor amarelo! E todos que ajudar irão participar da festa e terão seus sonhos realizados!
Surpresos e sem comentários, mulheres e homens sorriam e olharam-se, de olhos arregalados foram saindo  do pátio, os homens ficaram nervosos, torciam os narizes, limpavam as gargantas e balançavam as cabeças, ficaram sem entender , quase murmurando diziam:
-         Nossos sonhos …????
O rei Davi já esperava a reação dos convidados e nem por isso surpreendeu, era sábio e inteligente, bastava olhar e  interpretar , na multidão a simplicidade entre homens, mulheres,idosos, jovens e crianças, enfim a honestidade daquele povo. E isso o encantava e despertava mais interesse em ajudar. Confiante sua decisão traria esperanças e melhorias para áquelas pessoas do povoado,corajosas e merecedoras.Atento e muito orgulhoso,o Rei observava todos que estavam em sua frente e de quando em quando pegava um binóculo e olhava tudo…, andava de um lado para outro, falava e organizava:
-         Amanha bem cedo, iremos começar! Homens tragam suas ferramentas de trabalhos!Mulheres!O jardim ficará em vossas mãos e vossos cuidados!Desde a entrada, até aos redores do nosso castelo , quero colorir e plantar!
As mulheres se empenharam, organizaram, conversavam, se entendiam, se dividiam, um grupo, dois grupos, vários grupos, plantaram,pois queriam embelezar. Os homens se mexiam, subiam, desciam erguendo barras de ouro e todos trabalhando.
    O brilho do castelo se destacava!Tudo pronto, o pedido do Rei Davi e em cinco días finalizaram!E o trabalho todos comemoraram!Parecia uma cidade!Tão grande!Muitas mansões!E o castelo bem no centro! Ruas , avenidas, calçadas de ouro, muro alto, feito de ouro, tudo, tudo, brilhava!Até o sol surpreendeu-se e ficou dias e dias escondido.
    Mas o rei tinha pressa, mandou seus guardas fiscalizar o trabalho e trazer informações.Surpreendeu-se com os comentários que ouvia.
-         Alteza  tudo terminado. Fizemos  como pedistes!Muros, ruas, avenidas, mansões e o castelo feito de ouro!Tudo acabado!
No rosto do Rei Davi o sorriso e a felicidade transpareceu,  ouviu-se no salão de festa um agradecimento!E disse aos guardas que tinha pressa, mandou preparar a carruagem e seus guardas o levaram  até o castelo de ouro, para conferir às belezas que todos diziam, ao chegar, o rei Davi, desceu admirando, cada canto do castelo, muitos andares, com salas, salões, enfim, piscinas, tudo, tudo o encantava…
Nos jardins só flores, amarelas, vermelhas, rosas e azuis e o verde das gramas coloria ainda mais!Satisfeito o rei agradeceu, abrindo os braços e erguendo a cabeça para o céu:
      - Obrigado!Obrigado senhor!E falava reunindo seus guardas, e ordenava. A ordem do Rei Davi era que todos fossem avisados, quando os portões abrissem,os convidados, os visitantes, os trabalhadores, os moradores, os povos da montanha, os convidados especiais, participassem da festa. Com comes e bebes  danças e músicas que iriam alegrar suas noites e testemunhar a realização de seus sonhos.
No alto do Castelo de ouro, bem longe, o Rei Davi dizia:
-         Homens corajosos!Mulheres competentes!Com vossos esforços, trabalhos e confiança, conseguiremos, nossos sonhos realizarmos!E quero com todos festejar, quero dividir, entregar a chave, da nova morada, de cada um de vocês e todos dirijam-se  a sua morada!
… foi um corre, corre… todos queriam abrir a porta da sua nova morada!E o bom é que todos se acomodaram, o sonho do Rei Davi realizou-se!E daquele dia em diante, ao levantar-se, todos  erguiam as mãos , tal qual o rei Davi fez.
    A vovo Lila contava… contava… quando olhou e viu as meninas Sabrina e Mayra dormindo!Sem se mexer, pediu ao Diego que também estava na sala, ouvindo , que acordasse as duas meninas, Diego mal abriu os olhos!E balançou as pequenas!!! Quando:
-         Professora a historia  já acabou??Perguntaram as duas de uma só vez,se olhando assustadas!!
A vovo lila sorriu e …
-         Quem poderá  contar a história do Castelo de ouro???
Quando o vovo  Roberto levantou, passou as mãos nos olhos, tirando e colocando os óculos, abriu a boca e…
-         Então o Rei Davi era muito…muito… o quê???
Mais uma vez, a vovo Lila sorriu e com o olhar percorreu a sala toda, fechou os livros e convidou todos a irem para o recreio.Afinal o sino tocou e ninguém se quer ouviu!! Em voz alta Karim brincou, lembrou e contou a história que escreveu… e todos batendo palmas,deixaram a sala.
    A professora Lila não desistiu e pensou:
-         Vou reunir todos e cada um terá que  comentar, um pouco da história que contei!
E confiante, aguardou o final do recreio! E pronta estava lá de novo, com seus livros, canetas, lápis cadernos, seus contos e suas fantasias, continuou:
-         O rei Davi, jogava ouro, ouro e……
As interessadas!As crianças, prestavam atenção e se comunicava perguntavam, escreviam e anotava e a vovo Lila igual ao Rei Davi, satisfeita! comemoravam!E as perguntas respondia.

                                                        Sua mana Tia
PIM.24/12/2008Campo Grande/Ms

  

                           
                  

     

2 comentarios: